Covid Radar: plataforma de doações contra a pandemia

No último dia 20 de abril foi lançado o Covid Radar, um coletivo que conta com organizações como o Pacto Global da ONU, da qual a Apex-Brasil é signatária, e outras que atuam nos mais diversos setores da economia e trabalham conjuntamente para minimizar impactos gerados pela doença e contribuir para a retomada econômica brasileira, como Serasa Experian, SAP, Amazon, Atos, Universidade de São Paulo (USP). 

A iniciativa está dividida em três frentes. Uma delas, chamada Conexão Covid Radar coloca em contato empresas que queiram fazer doações – equipamentos ou matéria-prima para produzir insumos de primeira necessidade, suprimentos e EPIs – e instituições que precisam de ajuda, por meio de um Market Place, nos moldes dos sites de compra e venda de produtos. Estão cadastradas nele todas as secretarias de saúde do Brasil, mais de 5 mil, que solicitam desde equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde a ventiladores pulmonares.  As empresas interessadas em participar, podem se cadastrar diretamente na plataforma.

Já no Painel Covid Radar, pode ser visualizada a base completa com os dados e informações sobre a pandemia que estão sendo disponibilizados pelos parceiros do Covid Radar para desenvolvimento de modelos e pesquisa, índices, tendências, visualizações sobre diversos aspectos da pandemia. Os usuários do Painel Covid Radar podem ser empresas, organizações acadêmicas, mídia e sociedade. A academia e os governos, por exemplo, podem visualizar a base de dados completa e simular diversas combinações. Com esses dados, é possível detalhar, por exemplo, por cidade e até por bairro como está o cenário e as movimentações, permitindo a adoção de medidas rápidas e assertivas nas mais diversas áreas atingidas.

O Saúde Covid Radar servirá de base para aplicativos de monitoramento de saúde e mobilidade, com a coleta diária de informação anonimizada sobre os cidadãos, principalmente sobre sintomas e monitoramento geolocalizado para estimar a expansão do vírus. A população poderá contribuir diariamente com informações, como sintomas, por exemplo, e ajudar a mapear e conter o avanço da Covid-19 no país.

O Covid Radar já tem usuários confirmados, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que utilizarão o coletivo como fonte oficial de informações.

Conheça aqui a plataforma e seus apoiadores.

Compartilhar

Destaques

Apex-Brasil apoia primeira exportação durante a pandemia
ApexCast: nova edição debate o comércio com a América do Sul e impactos da Co...
Apex-Brasil debate cenário da Covid-19 com a WAIPA
Mais

Soluções

ApexCast: o conteúdo da Apex-Brasil em podcasts.
Inovação e tecnologia para enfrentar a COVID-19
Capacitações e mentorias da Apex-Brasil seguem trabalhando intensamente
Mais

Estudos

Quarta edição do Relatório de Mercados Globais e Coronavírus está no ar
Resposta global à crise da COVID-19
Efeitos econômicos globais
Mais

Eventos

...
Apex-Brasil debate impacto da Covid-19 no setor esportivo
...
Webinar apresenta perspectiva de reabertura e recuperação econômica nos EUA
...
Apex-Brasil apresenta panorama de investimentos no setor da saúde em três web...
Mais

Ações de parceiros

...
Alimentos e bebidas: pré-inscrições para a Iran Agrofood vão até o dia 17/7
...
Petrobras e Sebrae divulgam edital de R$10 milhões para financiamento a startups
...
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – MCTIC e SOFTEX LANÇAM
Mais