Apex-Brasil debate cenário da Covid-19 com a WAIPA

Entidade internacional de agências de atração de investimentos realiza conversas com presidentes das associadas para avaliar impacto da pandemia em cada país

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sergio Segovia, conversou com o CEO da Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA, na sigla em inglês), Bostjan Skalar, sobre o impacto da pandemia da Covid-19 na atração de investimentos para o Brasil. A conversa faz parte de uma iniciativa da WAIPA de entrevistar presidentes de suas entidades associadas mundo afora para entender o cenário com a pandemia e seus impactos. A conversa na íntegra está disponível aqui.

Ao longo da conversa, Segovia e Skalar abordam pontos como a situação atual do Brasil e medidas para aliviar o impacto da Covid-19 na economia; estratégias para longo prazo, perspectivas para a atração de investimentos e potenciais ajustes de curso das entidades de atração de investimentos; e também o ganho de relevância dessas entidades e a importância da cooperação entre elas. O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, destaca que a ação da WAIPA ajudará as entidades de atração de investimento de cada país. “É um momento de complexidade inédita e múltiplos impactos, inclusive na atração de investimentos. Compartilhar boas práticas e experiência exitosas pode contribuir para a construção das estratégias de cada país”, avalia Segovia.

Segundo o presidente da WAIPA, como a pandemia originada pelo novo coronavirus é a maior preocupação global hoje, “é imperativo trocar conhecimentos e ideias sobre diferentes abordagens da atração de investimentos e governos mundo afora para aprendermos uns com os outros e criar novas ideias e soluções”, destaca Skalar.

Neste contexto, desde a chegada da pandemia ao Brasil, a Apex-Brasil tomou uma série de iniciativas não apenas para a manutenção de seus serviços às empresas brasileiras, mas também na interpretação do cenário e identificação de oportunidades. A Agência criou um hotsite para reunir informações sobre a Covid-19; realizou estudos específicos com monitoramento de mais de 30 mercados pelo mundo, inclusive dos principais parceiros comerciais do Brasil, como EUA, China e Europa; estruturou webinars sobre temáticas relacionadas à pandemia e estratégias empresariais; lançou o ApexCast, uma série de conversas sobre o impacto mundial da Covid-19, com a participação dos escritórios da Agência no exterior e parceiros; lançou um painel de acompanhamento de mercados com rica possibilidade de cruzamento de dados; entre outras iniciativas para munir os tomadores de decisão brasileiros com informações qualificadas.

Já participaram das conversas com a WAIPA: Yofi Grant, CEO do Centro de Promoção de Investimentos de Gana (GIPC); Pilar Madrigal, Diretora de Investimentos da Agência de Promoção de Investimentos da Costa Rica (CINDE); Taliya Minullina, Diretora da Agência de Desenvolvimento de Investimentos do Tartaristão (TIDA); Shawn Chang, Diretor da Invest Korea; Deepak Bagla, CEO da Invest India e Vice-presidente da WAIPA; Beligh Ben Soltane, Presidente da Autoridade de Investimentos da Tunísia (TIA) e Roderick Cherry, CEO da Invest Saint Lucia. Todas as entrevistas estão disponíveis na plataforma da WAIPA: https://waipa.org/covid-19-platform/

MEMÓRIA

A Apex-Brasil presidiu a WAIPA (World Association of Investment Promotion Agencies) em dois mandatos consecutivos: 2008 a 2010 e 2010 a 2012. Nos dois primeiros anos em que o Brasil dirigiu a entidade, 50 novas agências de investimentos ingressaram na organização e 13 encontros foram realizados na América Latina, Europa e Ásia. Sediada em Genebra (Suíça), a WAIPA representa um número sempre crescente de agências-membro.

SAIBA MAIS

A WAIPA tem atualmente membros de 130 países e seu Comitê Consultivo é formado por organizações internacionais como a CNUCED, UNIDO, OCDE, OIT, IEDC, ICC e o Banco Mundial. A WAIPA coopera igualmente com os principais líderes de opinião, como o Banco Islâmico de Desenvolvimento e o Fórum Económico Mundial. Através da sua vasta gama de atividades, a WAIPA oferece a oportunidade de as entidades de atração de investimentos trabalharem em rede e trocarem as melhores práticas na promoção do investimento. A WAIPA sempre dedicou, e continua a dedicar, tempo e esforços ao reforço das capacidades em matéria de recursos humanos das suas agências membros. A WAIPA tem organizado formações, workshops, conferências e seminários/webinars, sozinha ou em coordenação com organizações parceiras.

Compartilhar

Destaques

Apex-Brasil apoia primeira exportação durante a pandemia
ApexCast: nova edição debate o comércio com a América do Sul e impactos da Co...
Apex-Brasil debate cenário da Covid-19 com a WAIPA
Mais

Soluções

ApexCast: o conteúdo da Apex-Brasil em podcasts.
Inovação e tecnologia para enfrentar a COVID-19
Capacitações e mentorias da Apex-Brasil seguem trabalhando intensamente
Mais

Estudos

Quarta edição do Relatório de Mercados Globais e Coronavírus está no ar
Resposta global à crise da COVID-19
Efeitos econômicos globais
Mais

Eventos

...
Apex-Brasil debate impacto da Covid-19 no setor esportivo
...
Webinar apresenta perspectiva de reabertura e recuperação econômica nos EUA
...
Apex-Brasil apresenta panorama de investimentos no setor da saúde em três web...
Mais

Ações de parceiros

...
Alimentos e bebidas: pré-inscrições para a Iran Agrofood vão até o dia 17/7
...
Petrobras e Sebrae divulgam edital de R$10 milhões para financiamento a startups
...
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – MCTIC e SOFTEX LANÇAM
Mais