Webinar: como a inovação ajudou Israel a acelerar resposta à crise

A Amcham Brasil realizou, em parceria com a Apex-Brasil, um webinar sobre os impactos da Covid-19 em Israel e o ambiente de inovação frente aos novos desafios impostos.  A CEO do escritório da Apex em Israel, Camila Meyer foi uma das painelistas, juntamente com Boaz Albaranes da gestora de fundos de investimentos Mindset Ventures.  

Os dois apresentaram relatos de como o ambiente consolidado de inovação em Israel ajudou a acelerar a resposta à crise da Covid-19, resultando em um baixo número de casos (16.400 casos, com 250 mortes em 08/05/20).  O manejo eficiente da crise até o momento foi possível graças a uma conjunção de fatores, que envolveram a atuação pública e privada, a adesão da população e até um lockdown total, que começou a ter um relaxamento gradual após o feriado de pascoa judaica.  

As medidas incluíram intensa fiscalização, união de esforções entre governo, exército, serviço secreto, ministérios e setor privado. Foram implantadas iniciativas como uso obrigatório de máscaras, aplicação de multas, hotéis exclusivos para isolamento dos infectados, intensificação dos exames no esquema de drive-through, mapeamento das áreas infectadas, redução de 75% do transporte público e toque de recolher no feriado. Com isso, o número de infecções diárias baixou de quase 800 para 30 por dia. 

“Israel é um país que está sempre preparado para ameaças, e as respostas são muito rápidas. Há planos de contingência e união de esforços no sentido de proteger os cidadãos, em uma verdadeira operação de guerra. O exército está preparado para terremotos, ataques terroristas, situações de emergência e ajudou bastante na logística, fiscalização, e atendimento imediato. Isso faz parte do mindset israelense de inovação também, respostas rápidas, decisões rápidas, planos de contingência,” relata Camila. 

A contribuição de startups foi um dos pontos essenciais para desenvolver ações responsáveis e seguras ao problema. A Startup Nation Central (SNC) criou um diretório com mais de 100 plataformas digitais de empresas relacionadas aos esforços de combate ao COVID-19. Algumas estão trabalhando para oferecer soluções imediatas em diversas vertentes (diagnóstico, tratamento, vacinas, cura, modelos para monitorar áreas de contágio, proteção e prevenção), outras já estão pensando um pouco mais na frente.  

A lista de inovações vai desde aplicativos que avisam se você cruzou os caminhos com alguém infectado até pesquisas sobre vacinas e anticorpos que ajudem no tratamento, passando por impressão 3D de equipamentos médicos. A Telemedicina também está entre os avanços, usando Inteligência Artificial, diagnóstico remotos e até um sistema de checagem e acompanhamento de danos nos pulmões de pacientes que tiveram a doença. 

Analisando os impactos da crise para as startups, Boaz Albaranes lembrou que momentos de crise exigem que se façam as coisas de forma diferente – “ empresas pequenas e startups sofrem primeiro nessas situações, que por outro lado, podem ser positivas para quem se adaptar rapidamente e souber aproveitar oportunidades para inovar e fazer diferente. É importante estar atento para identificar a trilha de oportunidades, porque os investidores também buscarão agora as soluções mais vitais para o momento novo que está surgindo”. 

Compartilhar

Destaques

Apex-Brasil apoia primeira exportação durante a pandemia
ApexCast: nova edição debate o comércio com a América do Sul e impactos da Co...
Apex-Brasil debate cenário da Covid-19 com a WAIPA
Mais

Soluções

ApexCast: o conteúdo da Apex-Brasil em podcasts.
Inovação e tecnologia para enfrentar a COVID-19
Capacitações e mentorias da Apex-Brasil seguem trabalhando intensamente
Mais

Estudos

Quarta edição do Relatório de Mercados Globais e Coronavírus está no ar
Resposta global à crise da COVID-19
Efeitos econômicos globais
Mais

Eventos

...
Apex-Brasil debate impacto da Covid-19 no setor esportivo
...
Webinar apresenta perspectiva de reabertura e recuperação econômica nos EUA
...
Apex-Brasil apresenta panorama de investimentos no setor da saúde em três web...
Mais

Ações de parceiros

...
Petrobras e Sebrae divulgam edital de R$10 milhões para financiamento a startups
...
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – MCTIC e SOFTEX LANÇAM
...
Covid Radar: plataforma de doações contra a pandemia
Mais